sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Instalação de antena móvel


Chega um momento na vida de todo usuário de HT em que se sente falta de um rádio de verdade, com uma antena de verdade. Essa é a hora em que ele pensa em ter um rádio móvel.

Pois bem, nesse post quero passar algumas informações sobre a coisa mais importante na montagem de uma estação móvel: a antena.

Há alguns anos os engenheiros de uma um fabricante americano de acessórios para radioamadores fizeram um ensaio no qual mediram as perdas de uma antena de acordo com sua posição no carro. Esse ensaio resultou nessa figura:


Alguns radioamadores replicaram essa figura, mas sempre falando em termos de perdas em db. Embora seja o correto, não é uma informação simples. Acaba confundindo se você não é um especialista.

Assim, eu fiz um outro esquema, baseado nesse primeiro, onde eu coloco em termos percentuais qual seria o rendimento de uma antena de acordo com sua posição no veículo. Apenas para se ter uma referência.

Importante frisar que embora tenha usado o esquema acima como base,esses percentuais são baseados principalmente na minha experiência própria e assim, provavelmente contém equívocos de minha parte. Contudo, pode servir de guia para os iniciantes. Vamos lá.


Como podem ver, a posição ideal é no meio do teto. Então no desenho eu considero o rendimento 100% nessa posição. As demais posições seriam o rendimento aproximado em relação ao que a antena renderia instalada na posição ideal.


Podemos resumir o esquema acima na seguinte frase: A melhor posição para a antena é a que lhe proporcionar o melhor planto terra na maior altura possível.

Toda antena móvel precisa de um planto terra. Deve haver uma boa superfície metálica plana sob a antena. Quanto mais, melhor, mas o mínimo seria um raio de 1/4 de onda, 50cm para VHF.

Quando eu trabalhava com instalações já tive que fazer muitas gambiarras para instalar antenas em carros/caminhões de fibra. Literalmente era necessário construir um plano terra.

Um bom plano terra gera um campo de irradiação uniforme para todas as direções. A instalação de antenas nos cantos funciona, mas deforma bastante o lóbulo de irradiação.

Para instalar antenas em veículos temos quatro possibilidades:
   
    1 - furar o veículo;
    2 - usar um suporte de calha ou porta malas;
    3 - usar um suporte magnético;
    4 fazer alguma adaptação tipo faça-você-mesmo (vulgo gambiarra).

Na verdade, há outro meio também: montagens pelos vidros, mas eu nem considero isso porque na prática o custo benefício não é legal.

Mas... já repararam que os carros oficiais usam antenas nesse no centro do teto do carro? Carros oficiais não tem problema de desvalorização pela existência de um furo no teto do carro, assim a instalação da antena no teto é feita por padrão. É o melhor jeito. Nesses casos usa-se muito as antenas whip. São muito boas, com um desempenho muito bom.

Não é o nosso caso. Nem sempre podemos nos da ao luxo de furar o teto do carro ( se bem que dá uma vontade... :p ).

Por isso, quem deseja ter o melhor rendimento possível deve usar um suportes magnético, tipo esse ao lado.

 Em termos práticos, é menos conveniente que os suportes fixos (de calha ou porta malas), mas permitem um melhor rendimento das antenas móveis.

O motivo é simples: quando posicionada no meio do teto a antena tem o melhor plano terra possível. Isso faz toda diferença. 

Tenha isso em mente: a antena deve ter um plano terra! De preferência um raio mínimo de 1/4 de onda.


Importante: Só em último caso instale sobre suportes/racks, na porta traseira ou no para choque. Qualquer posição em que a antena fique ao lado do veículo vai resultar em uma grande perda de desempenho.

Quanto mais baixo pior.

E não adianta instalar uma antena 5/8 (mais comprida) de onda no para choque. O fato de a ponta da antena ficar acima do teto não significa muita coisa. Qualquer antena precisa de um bom espaço livre e de o maior plano terra possível.



Recentemente apareceu no mercado uma outra possibilidade para instalação da antena móvel. As chamadas antenas descaracterizadas. O legal desse tipo de antena é que ela aproveita a entrada de antena de rádio AM/FM. Quem, como eu, não se importa muito em ouvir rádio AM/FM no carro pode abrir mão da antena original e instalar essa outra para o VHF.

Uma outra questão interessante é a discrição. Ladrões não saberão que você possui um equipamento de rádio. A antena realmente se parece com uma antena normal de rádio AM/FM.






O único problema é que ainda são extremamente caras. Por enquanto há dois fabricantes fazendo esta antena, a Steelbras e a ARS. Atualmente custam entre R$ 200,00 e R$ 300,00.


Sobre o tamanho e ganho das antenas móveis.

Em outro post eu ensino como fazer uma antena base plano terra e também algumas coisas sobre ondas de rádio. Se quiser se aprofundar, veja o vídeo.

As antenas mais usadas VHF móvel são as de 1/4 de onda (+- 49 cm). Depois as antenas 5/8 de onda (+- 120 cm). Algumas vezes usa-se antenas de outras medidas, mas são mais raras.

Mas há vantagem em usar uma antenam mais comprida? A resposta é simples: depende.

O que muda de uma antena para outra é o ganho e o ganho de uma antena basicamente se refere ao lóbulo de propagação dessa antena.

 
 É simples. Imagine uma antena vertical de 1/4 de onda ideal como uma lâmpada que ilumina por igual para todos os lados. 




Ela só não irradia para as pontas, tanto para cima como para baixo. Isso faz com o que o lóbulo de irradiação dela se assemelhe a um biscoito.




O diagrama de irradiação seria mais ou menos assim:



Na prática esse lóbulo fica deformado, de acordo com a localização da antena.

 


O plano terra influencia muito no lóbulo de irradiação de uma antena móvel. De acordo com a posição da antena ela terá mais ganho para um ou para outro lado.






Nos esquema acima vemos o comportamento de irradiação na horizontal, mas podemos também pensar também na vertical.


Uma antena móvel sem ganho irradia para todos os lados em um ângulo vertical bem aberto.




Uma antena móvel com alto ganho tem um ângulo vertical mais fechado. Terá uma propagação mais concentrada para baixo, mais próximo da linha do horizonte.



Uma antena de 1/4 de onda tem um ângulo de irradiação vertical entre 60º e 90º.
É uma antena adequada para contatos locais e tem um rendimento satisfatório em meio a prédios ou outros obstáculos.




 Já uma antena de 5/8 de onda (3db de ganho) tem um ângulo entre 40º e 60º.

 



 Uma antena com um perfil de irradiação mais baixo é mais apropriada para contatos a longa distancia em terreno plano.

Mas para contatos locais, em meio a obstáculos seu rendimento não será tão bom quanto uma 1/4 de onda.


Quanto maior o ganho da antena, mais baixo o ângulo de irradiação.




Você deve ter percebido que, mudando a posição da antena, o ganho ou mesmo o ângulo em relação ao plano terra estaremos alterando esse lóbulo e consequentemente o desempenho do sistema todo.

Angular a antena costuma ser comum e nesse caso o resultado seria isso:




Não necessariamente isso será um problema, só é preciso que a gente se lembre deste processo.



Por último, o cabo.
Esse cabo usado em estações móveis é normalmente o RG58. É um cabo coaxial de capa preta e de 50 ohms. Tem mais ou menos 0,5 cm de diâmetro. É uma boa relação custo benefício. Não deve, entretanto, ser usado em tamanhos de mais de 10m para VHF. As perdas aumentam muito.



Existem uns outros mais finos e fáceis de passar, mas também geram mais perdas. Vai da relação custo benefício de acordo com o seu caso. A especificação desse ao lado é RG174

 



A passagem do cabo para o interior do veículo é, na minha opinião, a parte mas chata do processo de instalação de antena móvel.

 Em carros modernos isso está cada vez mais difícil.
 
Normalmente entramos com o cabo pelas portas, mas isso às vezes acaba esmagando o cabo e até danificando com o tempo.

Por isso as antenas descaracterizadas são interessantes também, pois o cabo entra pelo furo.

Cada carro é um caso. Você terá que estudar o seu. Mas não se esqueça de que o cabo coaxial não dever ser esmagado!



No mais, bons contatos, bons resgates!

É isso!









24 comentários:

  1. Muito legal, eu tenho dúvidas em calcular o ganho em distância de uma determina antena que tem um determinado ganho em Dbi em nível plano sem obstáculos. você poderia me ajudar neste fim.

    Desde já agradeço.

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  2. Não tem como calcular a distância em relação ao ganho. Pelo ganho vc pode ter uma ideia do lóbulo de irradiação, mas a distância do sinal depende de muitos fatores. Talvez softwares específicos para isso possam dar uma noção, mas não é uma coisa trivial. Em campo, sem muita tecnologia, vale sua experiência e conhecimento no assunto. Abraços!
    Cláudio

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  3. Boa tarde.
    Eu comprei uma antena para PX da Aquário B-2050 com bobina para colocar na minha pick up na esperança de melhorar a qualidade dos sinais do rádio AM/FM. Será que melhora ou é ilusão minha? Estou pensando de colo-la no santo Antônio. Mandei fazer um suporte tipo abraçadeira para afixar. Se essa antena não é adequada, você poderia sujerir alguma? Eu moro no Pará e ando muitos km's distantes dos sinais de rádio.
    Agradeço as tuas sujestões.

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    1. Oi Leandro, tudo bem? Seguinte: toda antena com bobina para diminuir tamanho tem muita perda. No seu caso, que depende de bom rendimento, o melhor seria uma antena maria mole mesmo. A B2050 funciona, mas se você tem espaço vale a pena pensar em outra. Instale do para-choque traseiro, com se faz tradicionalmente. Assim terá o melhor rendimento possível. Veja essa instalação: http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/vendem-se-veiculos/2781d1081729942-vendo-jeep-63-a-jeep_1963_e.jpg

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  4. Gostei muito do seu vídeo. Parabéns.

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  5. Parabéns pela postagem! Excelente leitura (já li umas 3x, rsrs). Duas dúvidas: 1) sempre usei antena externa no radio HT e percebo melhoria absurda em trilhas de 4x4, mesmo ciente que não é o ideal. Nunca estragou o rádio. Comentários? 2) a antena deve estar em contato com o metal do carro? Pq uma solução que encontrei para meu carro será na posição 95% do teto, conforme imagem (centro atrás), mas sob o aerofólio traseiro, que é de fibra.

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  6. Cara, se a antena estiver ajustada pode usar no HT sem problema algum! O resultado melhora muito mesmo. Quanto mais perto do plano terra, melhor. Mas o ideal é você fazer ao ajusto da estacionária. Precisa de um medidor de ROE para isso. Mas no olho não tem como saber se tá bem ajustado ou não. Ainda mais na condição que vc relata.

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  7. Ola Claudio.. me tire uma duvida.. hehehehehe
    Um colega tem varias antenas bobinadas de 2 metros.. VHF... etc..
    Eu consigo usar uma medida X de vareta numa antena destas para usar para 11 metros.? Tipo.. qual seria o corte de vareta para 11 metros para uma bobinada normal de 11 metros? eu olhando duas antenas bobinadas... diria que seriam iguais.. mesmo sabendo das espiras.. etc....mas.. como ele tem muitas de VHF... pensei em colocar uma vareta e ir cortando... o que acha.? Agradeço o envio via email tambem...

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  8. Otima leitura. Tenho um troller, carroceria de fibra com bagageiro de teto, esse é o local ideal para antena? Há a necessidade de um aterramento até o chassi?

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    1. Sim, para melhor rendimento, caso consiga instalar uma chapa metálica por baixo da base de 1m quadrado

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  9. Excelente Post.

    Comecei a voar de parapente e recentemente adquiri de um amigo um radio base yaesu FT2900, antena com base magnética aquário.


    Para não arranhar o teto do meu carro estava pensando em usar um paninho por baixo.

    Isso atrapalharia a antena?

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    1. Oi Lourival,
      Não atrapalha não. Mas vc vai acabar desistindo do paninho :D
      Limpa bem a superfície e coloca direto. Imagina esse paninho molhado, com poeira etc...

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    2. Poderia na antena de imã colocar uma borracha fina no lugar do paninho, ou precisa ter contato direto da imã com a lata do carro?

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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  11. Existe alguma antena Dual Band para 2 metros Vhf e Uhf sem bobina?

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  12. Poderia me esclarecer uma dúvida. Tenho uma caminhonete cabine dupla, devido ao Santo Antônio original não foi possível instalar a antena na caçamba e tive que instalar no capô. Instalei suporte e foi recomendado utilizar antena Dual Band da Steelbras gde acho que é vhf 3/8 e uhf 2x5/8 bobinada para ter uma melhor recepção e ganho em distância de TX. Vou utilizar com o ht em Goiás onde é plano e sem obstáculo. Foi medido ROE. Minha questão é. Qual a vantagem de utilizar essa antena Dual Band V3/8 U2x5/8 bobinada no lugar da Dual V1/4 de onda U5/8 bobinada, ou somente uma antena VHF 1/4 de onda lembrando que vou utilizar no HT e não em rádio base. A explicação foi que eu ganharia ganho na recepção por ser uma antena bobinada e utilizar a massa do carro como recepção e ganharia em TX de longas distância por ser uma 3/8 vhf 2x5/8 uhf e não uma 1/4. Seria isso? Como funciona uma antena bobinada, qual a vantagem?

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  13. Cláudio, tudo bem? Tenho uma S10 cabine dupla e na parte da caçamba tem uma capota de fibra.
    Instalei uma antena da aquário b2070, porém tenho uma estacionária maior do que 3....

    Se eu colocar essa antena na parte de cima no meio da capota de fibra, você saberia me dizer se melhoraria a estacionaria? Terei maior ganho? Ou por ser de fibra não interfere?

    Colocando a antena em cima da fibra sei que tenho que aterrar para ter um bom rendimento, mas vi que você citou que seria bom colocar uma chapa metálica de 1m quadrado...

    Só aterrar não é o suficiente??

    Obrigado claudio! E parabéns pela excelente explicação técnica! Foi a melhor explicação que encontrei!

    Grande abraço!

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    1. Douglas, a antena propriamente dita é apenas "metade" da antena real. A outra metade é o metal do automóvel. Mas não o metal do chassi, me refiro ao metal logo abaixo da vareta, compreende? Isso que chamamos de 'plano terra'. Aterrar as vezes melhora, mas o faz efeito mesmo é plano terra logo abaixo da antena. Abraços.

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  14. Parabens! Eu possuo 2 Baofeng UV 5R e um Yaesu FT 1900R. So os usei em comboio usando o canal do organizador da expedicao. Se eu sair para a trilha com 2 a 3 carros com meus filhos, existe algum ou alguns canais liberados para utilizarmos em nossa comunicacao

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    1. Pode usar canais de FRM... tipo de Talkabout, manja? Dá um google que vc acha uma tabelinha...

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  15. Bom dia! O suporte nagnético proporciona alguma perda de sinal?

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    1. Cara, não cheguei a observar isso. Teria que faze testes de campo. Mas creio que, se houver, é irrelevante. Há outros fatores mais comprometedores...

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