terça-feira, 3 de março de 2015

Rampa - Falésia do Noel

Esse local de voo fica em São Luiz do Purunã. É uma alternativa para vento E na região de Curitiba.

O acesso:
Indo pela Br 277 de Curitiba sentido Ponta Grossa, após passar o pedágio e a Policia Rodoviária entre a direita na entrada para Palmeira (subindo para o viaduto). Logo sairá em uma estrada de terra também a direita.

A partir daí serão 6 km até a porteira que dá acesso à rampa. Siga as placas que indicam Pousada Cainã.

Após aproximadamente 6km, há uma porteira que fica a direita, repare que há uma placa com orientação para retirar as chaves no Rancho Ventania. A placa fica a esquerda da porteira, meio escondida, mas dá pra ver do carro se prestar atenção.

Quando fomos pela última vez a porteira estava aberta já com pilotos na rampa. Mas na volta nos deparamos com o cadeado fechado e perdemos um tempo precioso até conseguirmos sair.

Depois dessa porteira basta mais 1,5 Km e já está na rampa. 

Ao lado da rampa há um capão de mato  com boa sombra e arvores grandes muito boas para pendurar umas redes.


Atenção: Cuide para não deixar nenhum lixo no local. Essa é única solicitação do proprietário que gentilmente nos cede esse espaço para a prática do nosso e de outros esportes.


É uma rampa bacana, de belo visual e boa para lift.
A decolagem é tranquila, mas algumas árvores na frente cresceram e estão rotorizando um pouco. Nada muito preocupante, mas atenção aos detalhes nunca é demais. Fique atento à direção do vento.



Ao decolar, verá que há um morrote à esquerda. Passar baixo por ali também pode não ser uma boa ideia devido à possibilidade de rotor.



A falésia não é muito uniforme o que faz que  o pito precise estar sempre atento à direção do vento enquanto estiver baixo, mas com uma intensidade razoável já se ganha a rampa e inclusive se garante o pouso na rampa.



O pouso é uma questão importante porque a estrada que dá acesso ao pouso oficial parece estar intransitável e ainda tem uma porteira com cadeado.

Há duas alternativas. A primeira é subir caminhando até a rampa. Veja o caminho em amarelo no mapa.

Isso pode levar de 40 minutos até uma hora e meia, dependendo das condições físicas do piloto.


A segunda é resgate via estrada passando por São Luiz do Purunã.
São cerca de 16 km. Veja o caminho em roxo no mapa. Nada de mais para quem está acostumando com as roubadas do voo livre, mas um mapinha na mão ou GPS vai ajudar a economizar tempo e combustível.

De qualquer modo, decole sempre com um pouco de água, comida e disposição. A gente nunca sabe...

Sem sombra de dúvidas, há uma alternativa melhor que é pousar na rampa. Mesmo pilotos novos, como eu, podem fazê-lo sem maiores problemas.

Tudo para trás da rama é pasto sem muita vegetação alta e razoavelmente plano. As primeiras cercas e fios de luz ficam a pelo menos 800mts para trás. O único cuidado é afastar-se o suficiente para sair do rotor da falésia.


Concluindo. Na região de Curitiba as rampas são predominantemente para o quadrante norte. Há poucas alternativas para outros quadrantes.

Essa rampa é uma ótima opção para vento E. Além de a região ser linda e ter potencial para uso de outras rampas, temos pousadas restaurantes de excelente qualidade. 

Como é a única que conheço, vou sugerir o almoço de domingo da Pousada Cainã. Todo domingo eles um servem um típico almoço tropeiro sobre fogões a lenha com direito a costela ao fogo de chão.

Mas estou certo de que um pesquisada pela região vai mostrar muitas boas opções gastronômicas.

É isso!

Atualização: na última vez em que estivemos lá, fomos informados no Rancho Ventania de que este acesso estaria restrito. Para chegar à rampa foi necessário passar por outra porteira (mais a frente, sem cadeado). Chegando próximo à rampa é preciso pular a cerca e caminhar uns 100 mts.


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